Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro pede a ampliação dos…

Padre Pedro pede a ampliação dos recursos para agricultura familiar

Publicado em 22 de Novembro de 2017

O deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT/SC) lamentou, na sessão plenária de hoje (22), que dos R$ 190 bilhões previstos para financiamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2017/2018, 90% são dirigidos ao agronegócio. “Apesar da agricultura familiar e camponesa contribuir com a mesma quantidade de produtos na safra brasileira (50%-50%) e ocupar menos de 30% das terras produtivas no Brasil, o agronegócio recebe a maioria dos recursos, ocupando 70% da área”, comparou.

Padre Pedro argumentou que quase 80% do alimento que chega à mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar. Segundo o Censo Brasileiro, 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 60% do leite consumidos no Brasil vêm da agricultura familiar. “E o que é mais impactante: produzem com menos insumos, menos agrotóxicos e garantem o sustento de mais pessoas”, complementou.

O deputado afirmou que o “mundo questiona o Brasil porque investe tanto em um modelo de agricultura que envenena a comida das pessoas e degrada completamente o meio ambiente” e, por outro lado, coloca tão poucos recursos nas inúmeras experiências da agricultura familiar e camponesa. “A relação entre problemas de saúde e o agronegócio é motivo de estudo por parte de universidades em todo mundo. O veneno dos agrotóxicos é a causa de diversos problemas de saúde e a exposição a longo prazo pode causar doenças crônicas como o câncer, sem contar com a péssima relação que mantemos com o planeta”, ressaltou. Segundo o parlamentar, “destruímos o que precisamos e dependemos para sobreviver por causa do capital, da ganância e do dinheiro.”