INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro participa de debate sobre…

 Padre Pedro participa de debate sobre abastecimento de milho em SC

Publicado em 28 de Março de 2018

O deputado Padre Pedro Baldissera participou, na manhã desta quarta-feira (28), da reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia que debateu a crise do milho no Estado. Além de representantes do Governo do Estado, ainda estiveram na reunião integrantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e de entidades da agricultura.

Santa Catarina produz menos da metade do milho que consome, cerca de 3,2 milhões de toneladas). A demanda supera as 6,5 milhões de toneladas – principalmente em razão da suinocultura e avicultura – e o quadro não é favorável, já que muitos agricultores substituem a produção de milho pela soja, reduzindo a área plantada.

“As entidades que representam os criadores de suínos estão apontando um prejuízo superior a R$ 100 por animal comercializado. Isso é desesperador”, afirmou o parlamentar, destacando que milhares de catarinenses já foram afetados, em outros períodos, por crises na área. O deputado reconheceu o esforço da Secretaria, mas ressaltou a necessidade de uma atuação conjunta, inclusive com o apoio de instituições de pesquisa. “Quantas famílias perderam tudo e tiveram que abandonar suas propriedades”, destacou Padre Pedro.

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, confirmou a situação e disse que muitas famílias estão abandonando o setor em razão do acúmulo de dívidas.

A questão catarinense, segundo o secretário de Estado da Agricultura, Airton Spies, difere da brasileira, que neste ano terá produção de milho suficiente para o consumo interno e para exportação. “Parte deste montante pode ser direcionado para Santa Catarina, mas os custos em frete e ICMS tornam mais viável importar o insumo de outros países”, disse Spies, que aponta ações da secretaria para o aumento da produtividade média por hectare (de 8 para 12 mil kg) e estudos para substituição do milho por trigo, cevada e sorgo para alimentação do plantel de animais.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.