INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Caçador e Lages recebem projeto internacional…

 Caçador e Lages recebem projeto internacional de preservação dos rios

Publicado em 12 de Abril de 2018

Dois Seminários, em Caçador e Lages, marcam o lançamento do Projeto Rios nas regiões Meio Oeste e Planalto Serrano do Estado. A proposta inovadora nasceu na Espanha há 15 anos, seguiu para França e Portugal, e em setembro de 2017 foi lançada em Santa Catarina, durante a 24º Romaria da Terra e das Águas, em Pescaria Brava, Sul do Estado.

O evento tem a participação das Dioceses dos municípios, pastorais, entidades e movimentos populares, e acontece no dia 20 de abril, a partir das 8h, em Caçador, e no dia 24 de abril, a partir das 8h 30, em Lages (veja programação completa abaixo)

O Projeto Rios é baseado no envolvimento voluntário de comunidades para diagnosticar recuperar, preservar e fiscalizar trechos dos rios que são importantes para a população. A metodologia de trabalho é simples: a comunidade forma uma equipe, adota um trecho de rio ou córrego, realiza visitas periódicas ao local para diagnóstico de ameaças e problemas e a partir daí, em conjunto com entidades e pesquisadores, organiza ações de recuperação e fiscalização.

O resultado deste trabalho em Portugal é impressionante, com mais de 250 km de rios e córregos recuperados e com fiscalização permanente. “Ultrapassa a luta ambiental e torna-se uma bandeira de integração da comunidade”, afirmou o responsável pela implantação do projeto em Portugal, Pedro Teiga.

“A comunidade é protagonista de todo processo, e com uma estrutura simples consegue mobilizar pela preservação de um recurso fundamental, que é a água. E as pessoas podem promover diversas atividades, desde a conscientização até ações objetivas, como a recuperação da mata ciliar, com plantio de árvores, a limpeza e a fiscalização de casos de poluição”, explica o deputado Padre Pedro Baldissera, que preside o Fórum Para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa. O Fórum, a CNBB Regional Sul 4, a Ação Social Arquidiocesana (ASA), a Cáritas e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estão entre as entidades que organizam o Projeto Rios no Estado. A pedido do Fórum a Escola do Legislativo também é parceira nesta etapa de Seminários.

Padre Pedro criou o Fórum do Aquífero Guarani em 2003. Depois de 15 anos, o parlamentar manifesta preocupação com a situação dos recursos hídricos no Estado. Segundo ele, a falta de compromisso na gestão da água pode levar diversas regiões à escassez já na próxima década. “As regiões já têm projetos significativos de preservação da água e dos rios, inclusive que já utilizam a metodologia do Projeto Rios. O Seminário pretende incluir mais comunidades e auxiliar na qualificação destes projetos que já existem”, destaca Padre Pedro.

Programação

A programação dos Seminários terá palestrantes com o biólogo e professor aposentado da UFSC Ademir Reis, Doutor pela Unicamp, curador e diretor científico do Herbário Barbosa Rodrigues; o pesquisador do projeto Rede Aquífero Guarani/Serra Geral, Luciano Henning, além de técnicos especialistas em análise da água e recursos hídricos, responsáveis pelas oficinas do projeto. O trabalho ensina as comunidades a, utilizando materiais caseiros, realizar a análise da qualidade da água e outras variáveis que importam à preservação dos rios.

Veja a programação completa

CAÇADOR – 20 de abril de 2018

LOCAL - Centro de Formação João Paulo II - km 9 – SC-350 / Linha Castelhano

8h – Acolhida e credenciamento

9h – Composição de Mesa / Mística

9h 30 – Palestra Biomas da Mata Atlântica e Águas -

Prof. Dr. Ademir Reis - UFSC

10h 30 – Palestra A Importância dos Aquíferos –

Prof. Msc. Luciano Henning

11h 30 – Debate

12h 30 – Almoço no local

13h 30 – Apresentação Projeto Rios

Dr. Roque Favarin – Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB) e Dr. em Sociologia Política

14h 30 – Oficina Projeto Rios

Equipe Comitê de Bacias Tijucas/Biguaçu

16h – Visita ao rio Castelhano

17h – Encerramento

LAGES – 24 de abril de 2018

LOCAL - Salão da Paróquia São Judas Tadeu - Rua São Joaquim, 744.

8h 30 – Acolhida – credenciamento / Café partilhado

9h 30 – Palestra Biomas da Mata Atlântica e Águas -

Prof. Dr. Ademir Reis - UFSC

10h 30 – Palestra A Importância dos Aquíferos –

Prof. Msc. Luciano Henning

11h 30 – Debate

12h 30 – Almoço no local

13h 30 – Apresentação Projeto Rios

Carla Cristiani de Oliveira Guimarães – Ação Social Arquidiocesana (ASA)

14h – Oficina Projeto Rios

Tiago Manenti Martins - Equipe Comitê de Bacias Tijucas/Biguaçu

15h 30 – Visita ao Rio Carahá


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.