INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Lançamento de VII Mostra do Vinho…

 Lançamento de VII Mostra do Vinho Catarinense acontece na terça (12)

Publicado em 07 de Junho de 2018

Na terça-feira (12 de junho), a partir das 16h, acontece na Assembleia Legislativa o lançamento da VII Mostra do Vinho Catarinense – 20 e 21 de julho, em Tangará. O ato também abre as festividades do Dia do Vinho no Estado (Lei 14.711/2009), comemorado no primeiro domingo do mês de junho.

A solenidade de lançamento da Mostra, com a tradicional sangria do barril de vinho e degustação, terá a participação de representantes das regiões produtoras, vinícolas, vitivinicultores, autoridades estaduais e dos prefeitos dos municípios que integram a organização do evento. A Prefeitura Municipal de Tangará, com apoio da Prefeitura de Videira, Prefeitura de Pinheiro Preto, Sindivinho, Cresol e Gabinete do Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera participam do coletivo que organiza a Mostra desde sua criação, em 2011.

A programação em junho e julho inclui, além da VII Mostra, oficinas de degustação, atividades culturais, concursos gastronômicos e roteiros de enoturismo nas regiões produtoras de uva e vinho do Estado.

A VII Mostra do Vinho Catarinense terá neste ano sua segunda edição no interior do Estado. Em 2017 o evento aconteceu no município de Videira, e a expectativa é seguir o modelo nos próximos anos

Articulação iniciou em 2008

A proposta de criação da Mostra surgiu ainda em 2009, depois da aprovação, na Assembleia Legislativa, do projeto do deputado Padre Pedro que criou o Dia do Vinho em Santa Catarina. A definição de uma data para a comemoração, junto de outras propostas dirigidas ao setor – como o fundo vitivinícola – foram o resultado prático do Seminário da Cadeia Produtiva da Uva, realizado na cidade de Tangará em 2008, com a participação de produtores, especialistas, entidades do setor e Epagri. “A ideia é valorizar a cultura do vinho como um componente histórico, gastronômico e também socioeconômico presente em diversas regiões do Estado. Este seminário organizado pelos próprios produtores e pela Cresol deu o impulso inicial ”, explica Padre Pedro.

A Mostra estimula a vitivinicultura e as cadeias produtivas paralelas ao setor, em especial o turismo e a gastronomia. Além disso, abre espaço para a divulgação da produção catarinense, que mesmo com vinhos e espumantes de qualidade, tem espaço para avançar dentro do Estado.

O Dia do Vinho também é comemorada com eventos semelhantes no Rio Grande do Sul, principal produtor nacional de uvas e vinhos. Na região de Beaujolais, na França, a terceira quinta-feira de novembro marca, todos os anos, a “festa do vinho novo”. Hoje a tradição se espalhou por vários países onde há produção de vinho.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.