INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Economia Solidária em Defesa da Vida

 Economia Solidária em Defesa da Vida

Publicado em 06 de Abril de 2010

A economia, em uma definição objetiva, é a ciência que estuda de que maneira o ser humano emprega recursos limitados, para satisfazer necessidades e desejos ilimitados. Neste ano, a Campanha da Fraternidade é ecumênica e coloca em pauta o tema "Economia e vida", numa referência à necessidade de debater os resultados efetivos para a sociedade, da visão hegemônica no atual modelo econômico.

Isso envolve uma análise criteriosa e livre de preconceitos, que inicia na exploração dos recursos naturais, passando pela produção, e segue até o próprio comportamento de consumo.

O tema ganhou ainda mais pertinência com a crise no mercado global, em 2008, quando o mundo teve a chance de ver escancarada uma realidade que muitos tentam esconder: as consequências de uma crise causada pelo mercado especulativo atingem a todos, em especial os mais pobres. Já seus lucros rendem benesses a muito poucos.

E quem pagou a conta da crise fomos todos nós, quando o Estado foi chamado a salvar o mercado da quebradeira. E isso foi necessário, para evitar que mais pessoas sofressem em razão da histórica falta de consciência e de justiça social dos especuladores.

Mas o debate acerca do tema "Economia e Vida" não suscita apenas a crítica ao comportamento egoísta e predatório deste modelo de condução da economia, mas aponta para a necessidade de se ampliar alternativas. A economia solidária, por exemplo, é uma realidade clara e que transforma produção e consumo em vida. São mais de 1 mil iniciativas em SC, ligadas a comunidades urbanas, assentamentos da reforma agrária, agricultores e agricultoras familiares, que demonstram periodicamente a pertinência e os resultados positivos do fomento a outras visões de produção e consumo.

Talvez o grande equívoco não seja acreditar que um modelo econômico desregrado e aparentemente "livre" possa ser eficiente para alcançar justiça social, mas sim, não apostar em propostas alternativas de desenvolvimento econômico e social. Esta Campanha da Fraternidade deve despertar essa reflexão.

Padre Pedro Baldissera
Deputado Estadual


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.