INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Alesc aprova Oktoberfest de Itapiranga…

 Alesc aprova Oktoberfest de Itapiranga como Patrimônio Cultural de SC

Publicado em 06 de Novembro de 2014

O projeto de Lei (01/2014), que transforma a Oktoberfest de Itapiranga em Patrimônio Histórico e Cultural do Estado, foi aprovado por unanimidade nesta semana na Assembleia Legislativa. A matéria, proposta pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), pretende valorizar o evento que teve sua primeira edição em 1978 e foi pioneiro no Brasil.

O parlamentar explica que a proposta foi apresentada depois de uma indicação encaminhada pela Câmara de Itapiranga, a partir dos vereadores Alcério Ferreira Cardoso, Gabriel Celuppi, Ilda Feller, Jair Imich e Loni Heckler. Nela, os parlamentares afirmam que as festividades são uma tradição na região, e marcam também uma mobilização popular que, no seu surgimento, serviu para congregar os municípios em torno da cultura da imigração alemã. Nela os vereadores e vereadoras afirmam que as festividades são uma tradição na região, e marcam também uma mobilização popular que no seu surgimento serviu para congregar os municípios em torno da cultura da imigração alemã.

Padre Pedro comemorou a aprovação e destacou a importância de ampliar os roteiros turísticos não só vinculados à Oktoberfest, mas a outras festas típicas da região. “A Oktoberfest de Itapiranga se amplia a cada ano, o que também exige uma política turística sustentável no município. Mas acima disso, ela é um bem cultural de natureza imaterial, que marca significativamente a vida social do nosso povo, herdeiro da vivência cultural germânica”, explica Padre Pedro na justificativa do projeto. “É um evento de sólida referência à identidade e à memória de um grupo formador da sociedade brasileira”, complementa.

Origens da Oktoberfest

As origens da Oktoberfest remontam a 12 de outubro de 1810, em Munique, no estado da Baviera, sul da Alemanha, quando o Rei Luis I, que depois veio a ser o Rei da Baviera, casou-se com a Princesa Tereza da Saxônia. Diante do grande sucesso da festa, a data continuou sendo comemorada anualmente, por décadas, ganhando dimensão ainda maior a partir de 1840, quando uma série de atrações populares foram incorporadas à programação. Porém, somente em 1918 a cerveja, tradicional bebida alemã, começou a fazer parte do festival.

No Brasil, a Oktoberfest é realizada em diversos municípios. No entanto, foi em Itapiranga que a festa teve sua primeira edição, na Linha Presidente Becker, em outubro de 1978. Conta a história que Wiho Prost dirigiu-se aos jovens Bernardo Scholz e Léo Wolhfart, em língua alemã, dizendo que era preciso festejar a Oktoberfest em uma festa cultural, como em Munique. Nascia ali a Oktoberfest de Itapiranga.

A ideia de Wiho Prost foi de uma festa especifica da comunidade para cultivar e preservar a cultura alemã. O grupo de fundadores da Oktoberfest era composto por 14 pessoas, convidados pessoalmente pelos organizadores Wiho, Léo e Bernardo.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2025. Todos os direitos reservados.