INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  VII Mostra do Vinho Catarinense mostra…

 VII Mostra do Vinho Catarinense mostra potencial da vitivinicultura

Publicado em 20 de Julho de 2018

Nos dias 21 e 22 de julho, o município de Tangará sedia a VII Mostra do Vinho Catarinense, um dos maiores eventos do setor vitivinícola do Estado. A abertura oficial acontece às 22h da sexta-feira (20). A agenda de exposição, oficinas, simpósios e debates inicia às 13h de sábado (21) e segue até 18h de domingo, no salão paroquial do município.

A Mostra é o principal evento das comemorações do Dia do Vinho no Estado – Lei 14.711/2009 –, cujas atividades nas regiões produtoras iniciam no primeiro domingo de junho. Conforme o deputado estadual Padre Pedro Baldissera, que propôs a criação do Dia do Vinho e participa da organização da Mostra desde sua criação, em 2011, o objetivo do evento é estimular a vitivinicultura e as cadeias produtivas paralelas ao setor, em especial o turismo e a gastronomia. Além disso, ela abre espaço para a divulgação da produção catarinense, que tem muito espaço para avançar no Estado e no País.

O Dia do Vinho também é comemorado com eventos semelhantes no Rio Grande do Sul, principal produtor nacional de uvas e vinhos. Na região de Beaujolais, na França, a terceira quinta-feira de novembro marca, todos os anos, a “festa do vinho novo”. Hoje a tradição se espalhou por vários países onde há produção de vinho.

Novidades

Esta é a segunda edição da Mostra no interior do Estado – em 2017 o município de Videira recebeu o evento. A organização é da Prefeitura Municipal de Tangará, com o apoio das Prefeituras de Pinheiro Preto e Videira, Sindivinho. Cresol e Assembleia Legislativa.

Neste ano, entre as principais novidades, estão previstos três simpósios sobre uvas viníferas e tratamento de doenças, técnicas para elaboração de vinhos e espumantes, e tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários na viticultura. As conferências acontecem das 14h às 16h do sábado (21).

Na noite de sábado o destaque é o lançamento do Circuito de Caravaggio, uma opção inovadora de enoturismo em Tangará. Concebido a partir de um contato da juíza de vinhos Márcia Maluf com comunidades do município, nas atividades que antecedem a Mostra, o circuito de 25 km é focado no turismo de experiência, com trilhas nas matas exuberantes da região, gastronomia, religiosidade, esportes radicais e, é claro, vinhos, sucos e espumantes de qualidade. Um dos produtos do local, o Doce de Uva Cascão, também ganha especial atenção, com sua inclusão na lista do movimento Slow Food no Brasil.

Como acontece todos os anos, a Mostra abre espaço a oficinas de degustação de vinhos, também realizadas nas regiões produtoras e em Florianópolis desde a quarta edição do evento.

Articulação iniciou em 2008

Um dos aspectos que diferencia a Mostra, em relação a outros eventos do setor, é a construção coletiva desde sua criação. A proposta surgiu ainda em 2009, depois da aprovação, na Assembleia Legislativa, do projeto que criou o Dia do Vinho em Santa Catarina. definição de uma data para a comemoração, junto de outras propostas dirigidas ao setor – como o fundo vitivinícola – foram o resultado prático do Seminário da Cadeia Produtiva da Uva, realizado na cidade de Tangará em 2008, com a participação de agricultores, produtores de vinho, especialistas, entidades do setor e Epagri.

“A ideia é valorizar a cultura do vinho como um componente histórico, gastronômico e também socioeconômico presente em diversas regiões do Estado. Este seminário organizado pelos próprios produtores e pela Cresol deu o impulso inicial”, explica Padre Pedro.

Um seminário organizado por famílias da agricultura, na Linha Bracatinga, em Tangará, deu origem a um eventos mais populares da vitivinicultura catarinense.


PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA – 20 DE JULHO

22h – Eleição da Rainha do Vinho

23h – 1o Baile do Vinho Catarinense

SÁBADO – 21 DE JULHO

13h – ABERTURA – Apresentação da Camerata Videira

14h – SIMPÓSIOS –

Uvas Viníferas e tratamento de suas doenças. Palestrante José de Arimatéia – Vinícola Santa Eulália – Bom Retiro – SC

Técnicas de Elaboração de vinhos e espumantes. Palestrante Dr. Vinícius Caliari, Pesquisador em Enoloia e Gerente de Pesquisa da Estação Experimental da Epagri de Videira.

Tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários na Vitivinicultura. Palestrante Engenheiro Agrônomo Arlindo Rech Filho - Extensionista Rural da Epagri, Mestre em Ciências: Recursos Genéticos Vegetais.

16h – 1a Oficina de Degustação - Ministrante Márcia Maluf

20h – APRESENTAÇÃO DO CIRCUITO DO CARAVAGGIO E SLOW FOOD

21h – SHOW COM TONI ANGELI

DOMINGO – 22 DE JULHO

13h – ABERTURA

15h – DANÇAS CULTURAIS

18h – ENCERRAMENTO

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO

Sábado (21): 13h às 22h

Domingo (22): 13h às 18h


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.