INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro destaca centenário do…

 Padre Pedro destaca centenário do bispo de SC Dom José Gomes, até hoje referência mundial

Publicado em 24 de Março de 2021

O início das celebrações pelo centenário do bispo Dom José Gomes, nesta quinta-feira, 25, foi destacado no plenário da Assembleia Legislativa pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT). O parlamentar, cujo trabalho foi diretamente influenciado pela trajetória de Dom José, lembrou que desde o princípio da atuação do líder religioso ele despertou reflexões e o espírito crítico numa população que vivia todo tipo de opressão.

Nesta quinta-feira uma celebração especial marca a abertura das atividades do Centenário de Dom José Gomes. O ato será transmitido, ao vivo, pelo facebook da Catedral Santo Antônio, de Chapecó.

“Dom José caminhou junto de todas as gentes e, acima de tudo, fez de sua trajetória um exemplo de luta repleta de um protagonismo”, disse Padre Pedro, repetindo uma definição que sempre marcou o religioso: era um mestre e aprendiz do povo. O deputado lembrou que Dom José via fé e a igreja, em todos momentos, acompanhadas de um compromisso com as lutas do povo, com tudo que representava a busca por justiça social, por igualdade e principalmente, por dignidade.

“A partir dos Grupos de Reflexão, das CEBs, Dom José despertou uma consciência crítica fundamental para diversos movimentos sociais e populares. E todo esse trabalho sempre teve como marca a capacidade de ouvir, a capacidade de estar lado a lado com aqueles e aquelas que mais precisam”, observou o parlamentar, destacando que o contexto da época envolvia um aumento da violência urbana e da pobreza. “Ele conseguiu auxiliar para que a coragem e o entusiasmo de um povo lutador se levantassem em nome de direitos que eram sistematicamente negados para milhares de famílias”, complementou.

Prestígio junto ao Vaticano

Dom José Gomes também participou ativamente dos mais importantes momentos da

Igreja Latino Americana, as Conferências de Medellín em 1968 e Puebla em 1979. Nessas conferências, além dos bispos acolherem na prática a renovação provocada pelo Concílio, a partir da realidade de opressão e sofrimento do povo, eles assumem a evangélica opção pelos pobres.

“Ou seja: teve papel fundamental na construção de um olhar que vai ao encontro do povo oprimido e crente. Ele não só celebra a fé e a vida destas pessoas, como mantém-se firme andando lado a lado com elas. Transformou todos seus saberes em instrumentos de defesa da vida e de verdadeira justiça social”, observou Padre Pedro.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.