INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro propõe inclusão de obras…

 Padre Pedro propõe inclusão de obras digitalizadas para acervo da Biblioteca Pública

Publicado em 15 de Dezembro de 2021

Foi aprovado o PL 348/2021, de autoria do deputado Padre Pedro (PT), que institui o "Depósito Legal de Obras Impressas junto à Biblioteca Pública de Santa Catarina".

A proposta ampliará o mecanismo do depósito legal de obras impressas, determinando o envio também de cópia digital para compor o acervo da Biblioteca Pública, além de autorizar a inclusão no repositório da Hemeroteca Digital Catarinense.

O projeto também vai garantir guarda, preservação, pesquisa e consulta no ambiente da internet, ampliando o alcance dos cidadãos catarinenses à produção intelectual no Estado.

De acordo com Padre Pedro, com o advento das novas tecnologias, a produção de livros, revistas e jornais passaram a ser editadas em formato eletrônico, substituindo o tradicional suporte em papel. Entretanto, estas publicações digitais não são encaminhadas à Biblioteca , que é a instituição responsável na recepção, guarda e preservação da memória catarinense.

“Com as tecnologias é preciso avançar na questão burocrática que envolve o papel e abastecer as nossas bibliotecas também na forma digital”, destaca.

Dessa forma, segundo o deputado será possível garantir maior segurança e facilidade na pesquisa e na busca do próprio conhecimento, já que a ausência das publicações em formato digital implicaria, ao longo dos anos, em perda significativa de conteúdo, causando impactos para a memória e a história de Santa Catarina

Você sabe o que é a Hemeroteca? - Hemeroteca ou arquivo de periódicos são coleções ou conjuntos organizados de periódicos (jornais, revistas ou obras em série). É entendido como uma seção de bibliotecas, arquivos ou centros de documentação reservada à guarda, custódia e conservação de materiais deste gênero.

O termo tem origem do grego antigo "heméra", que significa "dia" e "teca", que significa "coleção". Hemerotecas são utilizadas para o estudo das publicações de imprensa e da história da imprensa. Também são amplamente utilizadas nos estudos históricos, sendo fonte privilegiada sobre movimentos operários, imigração e urbanização. Por serem espaço de guarda de documentos de relevância social e institucional, hemerotecas são também entendidas como espaços de memória, preservação e acesso ao conhecimento.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.