INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Integrantes do MAB reivindicam informações…

 Integrantes do MAB reivindicam informações ao Ministério Público

Publicado em 11 de Março de 2006

O MAB tem sua história voltada para a intensificação, na década de 70, do modelo de geração de energia a partir de grandes barragens. Usinas hidrelétricas são construídas em todo o país com o objetivo de gerar energia para as grandes indústrias, apoiadas no discurso do crescimento da economia. Com as obras, milhares de pessoas são retiradas de suas propriedades e famílias inteiras ficam sem terra, casa e trabalho.
O deputado Padre Pedro visitou, no dia 10 de março, o acampamento do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de Volta Grande, em Alpestre (RS). Durante a reunião com lideranças do movimento, Padre Pedro ouviu as preocupações que o grupo vem sentindo. Segundo os membros do MAB, as empresas construtoras estão realizando um cadastro socioeconômico com os atingidos e solicitando documentos que não são necessários para o questionário, o que faz com o que o grupo desconfie da intenção da pesquisa. Além disso, o movimento está apreensivo com a relação entre as empresas de barragens e as imobiliárias da região.
O deputado protocolará um pedido de informação ao Ministério Público do Meio Ambiente sobre o acompanhamento do mesmo na situação da barragem da região de Alpestre. Para o deputado “a situação dos atingidos por barragens se torna cada vez mais crítica. As empresas privadas que controlam o setor elétrico brasileiro estão mais agressivas a ponto de continuar negando a existência de centenas de famílias atingidas pela construção de barragens”.
Padre Pedro garantiu apoio e participação no 2º Encontro Nacional dos Atingidos por Barragens que acontecerá em Curitiba (PR) entre os dias 13 e 17 de março.

Deputado conversa com as lideranças


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.