INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Audiência Pública Vale do Rio Doce

 Audiência Pública Vale do Rio Doce

Publicado em 20 de Maio de 2006

Na próxima segunda–feira, dia 22 de maio, às 9 horas, no Plenário da Assembléia Legislativa, acontecerá uma Audiência Pública que discutirá sobre a luta pela reestatização da Companhia Vale do Rio Doce. Promovida pela Comissão de Legislação Participativa da Alesc, a audiência foi proposta por diversas entidades (CUT, MST, Via Campesina, Ufeco, Famesc) que compõem o Fórum pela Reestatização da Vale do Rio Doce, e pela Frente Parlamentar Catarinense formada com o mesmo objetivo, cuja coordenação é do Deputado Padre Pedro.

O ato reunirá lideranças políticas de outros Estados, entre eles a Deputada Federal Dra. Clair da Flora Martins (PT-PR), uma das autoras de ações populares sobre a anulação do Leilão da Companhia Vale do Rio Doce.

A Vale do Rio Doce é a segunda maior empresa brasileira do país e uma das maiores em mineração do mundo. Atua em 14 estados e cinco continentes, possui nove mil quilômetros de estrada de ferro e é proprietária de dez portos. Mesmo assim, em 1997, apesar das intensas manifestações da população, a Vale foi comprada pelo Consórcio Brasil, liderado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A venda da Vale foi apenas uma, das inúmeras privatizações realizadas no governo Fernando Henrique Cardoso.

Os 41,73% das ações da empresa foram compradas pela quantia de 3,34 bilhões de dólares. Entre 2001 e 2003, a Vale apresentou um lucro líquido superior a 8,8 bilhões de reais e no ano passado, a Companhia obteve lucro líquido superior a 10 bilhões.

Em recente decisão da 5ª turma do Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília foi determinada a revisão da privatização da companhia, que passará por nova perícia técnica. Esta medida abre uma real possibilidade de reavaliação dos valores, pelos quais a empresa foi leiloada, e até mesmo a anulação de sua privatização.

No dia cinco de abril, Padre Pedro realizou entrevista coletiva com a imprensa catarinense e divulgou as ações planejadas pela Frente Parlamentar. Entre as estratégias apresentadas, está a realização do ato de criação do Comitê Catarinense pela Reestatização, que acontece 22 de maio. Representantes de sindicatos, associações de moradores, pastorais, movimentos populares, estudantis, lideranças políticas de vários municípios e integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST), entre outros, deverão participar do evento.

O ato reunirá lideranças políticas de outros Estados, entre eles a deputada federal Dra. Clair da Flora Martins (PT-PR), uma das autoras de ações populares sobre a anulação do Leilão da Companhia Vale do Rio Doce. A Deputada faz parte da Frente Parlamentar pela Defesa do Patrimônio Público e integra a CPI das Privatizações.

Além do ato público, está sendo realizado um abaixo-assinado em que a população participa apoiando a reestatização. O documento, que será assinado pelos catarinenses, faz parte de uma ação nacional, mobilizada já em outros Estados.

Padre Pedro divulga o movimento da Frente Parlamentar no Estado e busca apoiadores. Segundo ele, “trata-se de uma forte ação em defesa do que é público. Precisamos reverter erros cometidos por governantes que não pensaram no crescimento econômico do país e não valorizaram o que foi construído com o suor do povo”. Para o deputado, é necessário que a população ajude, participando, “pois a união e demonstração das idéias do povo fazem com que as conquistas aconteçam”, destacou.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.