INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro preside audiência sobre…

 Padre Pedro preside audiência sobre segurança pública em Chapecó

Publicado em 04 de Julho de 2006

Representantes de associações de moradores, conselhos de seguranças, comerciários e população em geral debateram sobre a segurança pública de Chapecó e região na última segunda-feira (03/07) na audiência promovida pela Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Chapecó, contou com a participação de diversos membros do poder público e autoridades das polícias militar e civil, além do secretário de estado da segurança pública e defesa do cidadão, Dejair Vicente Pinto.

A audiência foi presidida pelo deputado estadual Padre Pedro e requerida pelo vereador de Chapecó, Marcelino Chiarello (PT). Padre Pedro destacou que o ambiente democrático da audiência possibilita que a população se organize e participe cobrando ações que garantam a segurança, que é um direito de todo cidadão.

Algumas pautas foram propostas para o debate, como a implantação de uma delegacia especializada para atendimento às mulheres vítimas de violência, o aumento do efetivo da polícia civil e militar e de agentes prisionais, a reforma e ampliação da estrutura física e a articulação entre as instituições da segurança pública e a sociedade civil para ampliar a atuação dos Conselhos de Segurança (CONSEGs).

O secretário de estado da segurança pública e defesa do cidadão apresentou opiniões sobre as pautas e as possíveis melhorias que poderão acontecer. Segundo ele, a organização do sistema de segurança pública no estado está defasada há mais de dez anos, “o aumento no número do efetivo da polícia civil e militar é uma necessidade urgente”, comentou.

O público participou reivindicando soluções que amenizem o crescimento dos crimes na região. O secretário recebeu um documento de representantes dos cinco CONSEGs da cidade que solicitam a permanência de policiais em Chapecó e a compra de 8 viaturas, além da participação do secretário em uma reunião dos Conselhos.

A manifestação do policial militar, Rudinei Lugnotti, comprovou a dificuldade enfrentada na cidade. Segundo Lugnotti, a polícia não tem equipamentos, nem logística para desenvolver seu trabalho. “Em Chapecó temos cinco viaturas para garantir a segurança da população, quando no mínimo deveríamos ter quinze. Além disto, não adianta contratarem poucos profissionais para suprir as necessidades, pois em três anos cerca de 20% dos policiais da cidade estarão aposentados”, afirmou o policial.

O secretário respondeu aos questionamentos do público e declarou ser evidente as dificuldades encontradas e a falta de equipamentos, mas contestou que a redução no número do efetivo acontece em todo o país. Para ele, as audiências públicas contribuem para que os comandos aprendam e atentem para os pedidos das comunidades. “Este debate é recente e deve ser permanente para cobrarmos as ações e convencermos as autoridades do poder público de que não se gasta em segurança, mas sim se investe”, comentou Vicente Pinto. O secretário se comprometeu em criar ações que melhorem as condições da segurança pública na região e solicitou que a população continue cobrando a construção de um novo modelo de políticas permanentes para a segurança no estado.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.