Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro anuncia novos recursos…

Padre Pedro anuncia novos recursos para pequenos agricultores

Publicado em 15 de Agosto de 2007

O deputado Padre Pedro Baldissera, líder do PT na Assembléia Legislativa, anunciou que será criado nos próximos meses um Decreto Federal permitindo que parte da merenda escolar seja adquirida diretamente de agricultores camponeses, ou que trabalham em regime de economia familiar. A idéia é autorizar que estados e municípios utilizem os R$ 1,6 bilhão provenientes do Fundo Nacional da Educação para a aquisição da merenda, com dispensa de licitação, desses agricultores.

"É uma atitude fundamental e que vai privilegiar o agricultor camponês, o agricultor familiar. Vai incrementar o cardápio das escolas e gerar renda para os pequenos produtores, exatamente como defendemos em um projeto que já apresentamos na Assembléia Legislativa", destacou o parlamentar. Padre Pedro protocolou em abril um projeto determinando que 50% dos recursos destinados à compra de merenda escolar no Estado sejam utilizados na aquisição de produtos de agricultores da região onde a escola está localizada.

Conforme o parlamentar, a idéia é evitar que as compras sejam realizadas em outros Estados – como muitas vezes ocorre – mantendo os recursos circulando na região e garantindo produtos mais frescos para as escolas. Em seu pronunciamento, o deputado ainda destacou os R$ 11 milhões destinados a SC no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que também movimentará a economia de diversas regiões, principalmente no Oeste.