INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Romaria marca luta contra devastação…

 Romaria marca luta contra devastação e pela reforma agrária

Publicado em 16 de Setembro de 2007

Junto de 6 mil romeiros, o deputado Padre Pedro Baldissera participou, no último domingo (9), da 20° edição da Romaria da Terra e da Água, no assentamento Pátria Livre, em Correia Pinto. A mobilização, uma das maiores organizadas no Estado, foi promovida pela Comissão Pastoral da Terra de SC, a CNBB Regional Sul IV, pastorais sociais, e movimentos sociais e populares.

Padre Pedro destacou a romaria como um momento de reflexão e de união de forças em torno de um projeto popular para Santa Catarina, que una o respeito à natureza, o direito à vida digna e que efetivamente leve ao fim das desigualdades sociais.

Neste ano, o tema da Romaria foi Resistência ao Agro-hidronegócio, com o lema Esta terra é boa e é nossa. O objetivo foi celebrar a resistência e a mobilização social do campo em defesa da terra e da água, contra o latifúndio e o agro-hidronegócio, realidades que estão presentes nas terras catarinenses, principalmente na região Serrana.

O sol forte não desanimou os participantes, que caminharam por seis quilômetros até o local onde ocorreram apresentações e a missa que encerrou a Romaria. Durante a caminhada, romeiros e romeiras acompanharam duas místicas, a primeira mostrando a criação do universo e da humanidade e a segunda denunciando a destruição promovida pela monocultura e pelo latifúndio.

Os bispos Dom Oneres Marchiori, de Lages, Dom Luis Carlos Eccel, de Caçador, e Dom Manoel João Francisco, de Chapecó, participaram da celebração. Falando aos participantes, Dom Luis falou dos prejuízos do deserto verde do agronegócio, da monocultura do pinus, do eucalipto e em como a concentração da terra e das riquezas nas mãos de poucas pessoas, geram miséria e fome.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.