INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Padre Pedro defende universidade popular…

 Padre Pedro defende universidade popular no interior

Publicado em 16 de Setembro de 2007

Com o MEC, deputado defenderá modelo que privilegie região e alunos carentes

Levar a Udesc para o interior e criar uma universidade pública e popular na região Oeste e Extremo Oeste são duas pautas fundamentais para Santa Catarina. A defesa de um modelo público e popular de ensino superior foi feita pelo deputado Padre Pedro Baldissera, nesta quarta-feira, na Assembléia Legislativa.

O parlamentar anunciou que na segunda-feira (17), na Assembléia Legislativa, um grupo de representantes do Ministério da Educação (MEC) estará na sala da liderança da bancada do PT para um encontro com lideranças da região Oeste e Extremo Oeste. "Vamos fazer a defesa de um modelo de universidade popular, que facilite o acesso ao ensino, à pesquisa e à extensão dos jovens com menos condições financeiras, que estão na escola pública. Isso é fundamental para a região", destaca o parlamentar.

Padre Pedro lembrou que movimentos sociais, comunitários e populares há tempo lutam por uma instituição de ensino superior pública para a região porque sabem da importância dela para reerguer o Oeste e o Extremo Oeste de SC. "Será uma instituição que se voltará para nossos problemas, para a realidade que vivemos. E esperamos que ela trabalhe numa lógica de incluir todos aqueles que hoje estão distantes da universidade por não terem condições", afirmou.

O líder do PT acredita que a partir da universidade será possível fomentar centenas de iniciativas que melhorarão as condições de vida da população oestina. "A distância da capital e a centralização do ensino público lá sempre foram grandes impedimentos para o desenvolvimento de nossa região. Agora queremos que esse erro histórico seja corrigido", destacou.

Udesc no interior

Padre Pedro lembrou que, além da criação de uma instituição de ensino superior federal, é preciso que a Udesc venha para a região. "E não só para o Oeste, como para outras partes do Estado. Apresentamos um projeto claro nesse sentido e ele foi vetado pelo governador, depois de ser aprovado na Assembléia. Vamos continuar insistindo na idéia de que a Udesc deve ser descentralizada", disse.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.