INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Deputado chama para reflexão sobre…

 Deputado chama para reflexão sobre meio ambiente

Publicado em 21 de Setembro de 2007

Um mundo com apenas algumas "manchas" de matas e rios, em que a expectativa de vida média é de 35 anos e a principal fonte de emprego são as indústrias desalinizadoras de água. Essas perspectivas sombrias, que assustam e geram certa incredulidade nas pessoas, são reais e fazem parte de algumas teorias sobre como será a vida no planeta terra daqui a pouco mais de 60 anos.

Os dados, exibidos em forma de apresentação de slides e que constam de um texto publicado na revista "Cronica de los tiempos", foram apresentados na tribuna da Assembléia Legislativa pelo líder do PT, deputado Padre Pedro Baldissera. O material apresenta as previsões de alguns pesquisadores que defendem a teoria de que, se mantido o ritmo atual de devastação das florestas, sem que as nações adotem uma política de redução dos danos, até 2070 teremos escassez de água e oxigênio em nível mundial.

Num dos trechos mais dramáticos do documento, o narrador destaca que a falta de água motivará o racionamento em proporções absurdas, o que gerará problemas renais graves na população, além de impedir o funcionamento do sistema de esgoto, o que agravaria as epidemias e endemias.

Padre Pedro afirma que o objetivo da manifestação foi pedir novamente que o Governo do Estado encaminhe os projetos que criam o programa de preservação das matas ciliares e o projeto de compensação financeira aos agricultores que mantiverem essas áreas em suas propriedades "Espero que isso faça as pessoas, principalmente os governantes, refletirem sobre a gravidade da situação que vivemos", afirmou o parlamentar.

Os projetos foram apresentadas pelo parlamentar em 2004, aprovados na Assembléia Legislativa e vetados no início deste ano, pelo governador Luiz Henrique da Silveira. O motivo do veto foi vício de origem, ou seja, os projetos somente poderiam ser apresentados pelo Executivo.

Na ocasião, até mesmo parlamentares governistas afirmaram que insistiriam para que o Governo do Estado enviasse os projetos criados pelo deputado Padre Pedro. Sérgio Grando (PPS), por exemplo, apoiou as propostas e destacou sua importância para a preservação dos rios e nascentes.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.