INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  Projeto da universidade deve seguir…

 Projeto da universidade deve seguir para o MEC em janeiro

Publicado em 29 de Outubro de 2007

O projeto da Universidade da Mesorregião do Mercosul deve ser entregue ao MEC até o próximo dia 30 de janeiro. Essa foi uma das definições da reunião que ocorreu na última terça-feira (23), em Brasília, entre a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Ensino Superior do MEC, Maria Ieda Diniz, e representantes do Comitê Pró-Universidade da Mesorregião.

O deputado Padre Pedro afirma que o primeiro grande passo já foi dado, que é a ação objetiva do Governo Federal em implantar a instituição. "Avançamos muito desde o encontro que tivemos com o ministro no início de outubro", observou. Contudo, o deputado defende que seja mantida a organização e a mobilização dos movimentos sociais e populares, junto das prefeituras e entidades do Oeste e Extremo-Oeste, para que o projeto contemple os interesses coletivos das regiões. Além disso, o parlamentar destacou a necessidade de discussão sobre a proposta de acesso a estudantes das escolas públicas.

O prefeito de Guaraciaba, Airton Fontana, que integra o Comitê, destacou que até janeiro profissionais do MEC auxiliarão na construção do novo projeto. Segundo Fontana, todos os detalhes da arquitetura acadêmica da instituição serão incluídos no projeto. A princípio ficou definida a implantação de três campi, no Oeste de SC, Sudoeste do PR e Norte do RS.

Alexandra Borba, do MAB, participa do grupo de trabalho do Movimento Pró-Universidade e defende que os movimentos sociais e populares, junto da juventude dos municípios, se mobilizem para ampliar a abrangência da instituição. "Foi a organização popular que buscou seus direitos e alcançou a universidade", defende Alexandra.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.