INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDROEIXOS DE ATUAÇÃOAÇÕES E PROJETOSCONTATO
Sala de Imprensa

Você está em: Início  Sala de Imprensa  MST faz mobilização estadual em Caçador

 MST faz mobilização estadual em Caçador

Publicado em 29 de Outubro de 2007

 

O MST promoveu na quinta-feira (25), em Caçador, uma mobilização estadual reunindo mais de 500 pessoas. Diversos movimentos, entidades e parlamentares também apoiaram o movimento, que saiu em caminhada da ocupação do MST, na Epagri, em direção ao Centro da cidade. No caminho, muitas pessoas aplaudiram a passagem do grupo, que denunciou os problemas na gestão das terras, que pertencem à Embrapa e são utilizadas pela Epagri. Entre os problemas, agressões ambientais, direcionamento da pesquisa apenas para fins privados, denúncias de arrendamento das terras e armazenamento irregular de embalagens de agrotóxicos.

O coordenador do MST, Vilson Santin, destaca que o principal debate proposto à sociedade trata do destino das pesquisas da Epagri na área de Caçador. "Questionamos a função das pesquisas. A Epagri devia trabalhar com pesquisa e extensão direcionada às pequenas propriedades, contudo, prioriza somente as grandes empresas privadas", afirma.

O MST defende que é possível conciliar, nas terras, a preservação das áreas de mata, a pesquisa e um assentamento modelo para 50 famílias de pequenos agricultores. O deputado Padre Pedro participou do ato, e destacou que a área precisa cumprir sua função social na pesquisa, e efetivamente trabalhar direcionada aos problemas vividos pela agricultura familiar e camponesa. "São recursos e instrumentos públicos que tem uma função essencial para o campo. Conciliar todos esses interesses será importante para a região e para Santa Catarina", destacou.


Padre Pedro - Deputado Estadual © 2024. Todos os direitos reservados.