INÍCIOCONHEÇA PADRE PEDRONOTÍCIASAÇÕES E PROJETOSCONTATO
imprensapadrepedro@gmail.com
Projetos e Lutas

Você está em: Início  Projetos e Lutas  Farmácia da Natureza Itinerante

 Farmácia da Natureza Itinerante

Projeto promovido pelo mandato do deputado Padre Pedro desde 2008, com a participação de Alesio dos Passos, um dos maiores especialistas catarinenses no cultivo e aplicação de plantas e ervas bioativas e destinadas à utilização na culinária. Alesio atua na área há mais de quatro décadas e conduz o Farmácia da Natureza nos mais diversos espaços.

A proposta no Farmácia da Natureza Itinerante é ampliar o trabalho por todo Estado, informando a população e os pequenos agricultores sobre a identificação, o cultivo e o uso da natureza em favor da saúde e até da própria agricultura, a partir da introdução de algumas espécies associadas a técnicas de controle biológico, ou mesmo na prevenção de males nas criações.

Informação para a população e resgate de saberes tradicionais

Nas atividades do projeto o objetivo é mostrar como identificar e cultivar as plantas, ao mesmo tempo em que são abordados aspectos como o cuidado com a utilização de cada espécie. Com os pequenos agricultores, a intenção é auxiliar no cultivo tanto para as comunidades, quanto como forma de agregar renda para uma ou mais famílias. A matéria-prima é muito requisitada não só para chás e outras aplicações terapêuticas, mas também na culinária, o que ampliou significativamente a demanda por estes produtos.

É, também, um plano de médio e longo prazo para resgate dos usos e aplicações das plantas medicinais. E isso ocorre junto do trabalho técnico que defende a atividade como um elemento importante nas áreas de saúde e agricultura, da população e dos poderes públicos. A partir dessa ideia é que surgiram, por exemplo, os hortos comunitários. São mais de 100 hortos espalhados pelo Estado com a marca do Projeto Farmácia da Natureza Itinerante em sua criação e ampliação.

Fitoterapia no SUS

Outra questão que ganha cada vez mais atenção por parte do Ministério da Saúde é a inclusão de práticas integrativas, e da fitoterapia, no SUS. O projeto Farmácia da Natureza trabalha também nesta perspectiva, de auxiliar os municípios a criarem planos municipais de fitoterapia, que se utilizam exatamente dos espaços comunitários para integrar o trabalho junto das unidades de saúde.

As atividades são coordenadas em diversos municípios do interior e desde o final de 2012, a farmacêutica Viviane Corazza integra a equipe, dirigindo seu trabalho às questões técnicas e de manipulação destas plantas e ervas bioativas. Seu conhecimento auxiliou para que muitos grupos materializassem, no Estado, iniciativas positivas de trabalho nesta área.

Várias prefeituras já implantaram seus Planos Municipais de Fitoterapia com apoio do projeto, hoje disponibilizando medicamentos fitoterápicos gratuitos para a população. Hoje, num trabalho em conjunto com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), está sendo planejado um programa de fitoterapia para auxiliar outros municípios, em especial na região Oeste, a avançarem no atendimento à população com o suporte da fitoterapia.

O trabalho tem o apoio do Fórum Para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, integrando um conjunto de medidas voltadas à área da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente.

Veja AQUI um vídeo completo em que Padre Pedro e Alesio falam sobre o projeto


Padre Pedro 13987 - Deputado Estadual © 2019. Todos os direitos reservados.